domingo, 3 de abril de 2011

O Professor

O PROFESSOR A aprendizagem só ocorre quando a estudante pensa ativamente sobre as novas idéias expostas pelo professor e tenta utilizá-las, apoiando-se em suas experiências e conhecimentos anteriores O professor universitário deve ser um profissional que conheça profundamente o campo do saber que pretende ensinar, detentor de necessário senso crítico e conhecimento da realidade que o cerca, para fazer uma análise criteriosa do conteúdo a ser transmitido e suficientemente preparado para, com base neste mesmo conhecimento e amparado na complementaridade da perícia de seus pares, serem capaz de produzir um novo conhecimento, inovando e criando Por professores adeptos às aulas expositivas tradicionais, pois sob tais penas, o estudante passa grande parte do seu dia fazendo coisas que não deseja fazer e para as quais não há reforços positivos O papel do professor deve ser de mediador da aprendizagem, proporcionando momentos de interação que possibilitem aos alunos a compreensão e a resolução dos problemas inerentes a cada área de ensino De maneira geral, as reclamações quase sempre giram em torno dos seguintes contextos: falta de base dos alunos para acompanhar o conteúdo específico de sua disciplina, falta de vontade da turma em aprender o que está sendo exposto, de que os alunos não estudam etc. No entanto, ao fazer estas críticas, tais professores se protegem da autoanálise que os leva a refletir, com a devida amplitude, sobre o que está atrapalhando o desempenho dos alunos. Indivíduos não aprendem apenas explorando o ambiente, mas também dialogando, recebendo instruções, vendo o que os outros fazem e ouvindo o que dizem. O professor precisa identificar analisar e compreender as características de desenvolvimento psicológico e social de seus alunos para que seu ensino seja eficiente. O OFÍCIO DE SER EDUCADOR Qual é a filosofia que orienta a minha prática pedagógica. •Prática construtivista •Tendências pedagógicas •O que considero de mais precioso no ato de educar? O que pretendo com o meu ensino? Quais os pressupostos da minha prática? O que eu quero que os meus alunos aprendam? Ex: professora ensinando a subir na árvore

0 comentários:

Postar um comentário