sábado, 13 de fevereiro de 2010

AGITA GALERA CULTURAL - FOLCLORE

AGITA GALERA CULTURAL - FOLCLORE
OBJETIVOS
Melhorar o desempenho escolar;
Incentivar o trabalho em equipe;
Conscientizar os alunos sobre o descuido com a saúde física e mental;
Resgatar valores;
Socializar brincadeiras que eram realizadas no passado;
Ampliar seu círculo de brincadeiras.

IDEALIZADO POR:
Prof. Ivanilda Aparecida dos Santos(História)

APOIO:
Gislaine Cristina dos Santos(coodenadora do diurno)
Domingas Marques Sargo (coordenadora do noturno)



PÚBLICO ALVO
Alunos do Ensino Fundamental I e II e EJA (Fundamental II e Médio)
PERÍODO E TEMPO DE REALIZAÇÃO
Uma semana (de 27 à 31 de agosto de 2007)


JUSTIFICATIVA
Atualmente, as crianças só pensam em videogame, computador, brinquedos eletrônicos, etc. As brincadeiras de antigamente eram além de saudáveis, bem mais divertidas e criativas. Brincar de bolinha de gude, carrinho, pega-pega, passa anel, rodar pião, empinar pipa, pular corda, bater bola na rua com a molecada eram algumas das brincadeiras de antigamente. Hoje em dia é raro ver uma criança na rua se divertindo dessa maneira. A tecnologia e a violência restringiram as brincadeiras, substituídas por horas e horas na frente do computador ou da televisão. Os jogos eletrônicos tem sido um dos meios de entretenimento mais utilizados pelas crianças e jovens. A cada dia ficam mais tempo ocupados em passar fases e vencer obstáculos, empenhados em administrar cidades ou até mesmo disputar corridas alucinantes. E tudo isso acontece sem que a criança se levante de onde está, tornando-a cada dia mais sedentária. Pensando em todos esses fatores o grupo de professores, coordenadores e direção, analisaram a importância do resgate de nossa cultura popular e a inserção dessas antigas brincadeiras, que são de suma importância para o desenvolvimento físico da criança. Os jogos e brincadeiras de rua são atividades da cultura popular que podem ser compartilhados pelas crianças com seus familiares e com seus colegas do bairro. Tais atividades são estratégicas, ricas na aquisição e combinação de padrões básicos de movimento por propiciarem diversas experiências, ora de competição ( individual, em pequenos e grandes grupos), ora de cooperação, ora de imaginação e/ou criatividade e por fim a questão do erro-acerto e da derrota-vitória surgirem de forma sutil. Visando enaltecer a atividade física e a cultura popular, resolvemos inserir no Projeto Agita Galera o Projeto Folclore, aliando atividades culturais com a prática esportiva, resgatando valores que foram esquecidos. Percebemos que esse projeto envolverá um conjunto de fatores que devem existir para uma vida melhor e saudável. Isso quer dizer que para se ter uma boa qualidade de vida é necessário mudança de comportamento, vivência de novos valores, disciplina, respeito mútuo, atenção a saúde, solidariedade, entre outros.

METAS
Melhorar o rendimento escolar; Maior integração social;
Aumentar a prática de brincadeiras que desenvolvam a atividade física;
Tornar os alunos mais solidários e participativos.
AÇÕES
Confecções de cartazes sobre lendas; Leitura de provérbios;
Leitura de trava-línguas; (fotos)
Danças folclóricas;
Músicas folclóricas;
Dramatização de lendas; (Fotos )
Competições de brincadeiras (corrida do saco, corrida da batata na colher, dança das cadeiras, taco, amarelinha, estátua, chibata escondida (cinta), mãe da rua, batata quente, cabo de guerra, pé de lata, peteca, queimada, elástico, duro ou mole); (fotos)
Montagem de jogos (quebra-cabeça, tangram, montagem de palavras a partir de uma determinada pergunta, etc.);
Confecção de pipas (engraçada, original e diferente).
RECURSOS
MATERIAIS
Cartolina, sulfite, crepon, tesoura, cola, lápis de cor, canetinha, giz de cera, fita crepe, durex, entre outros.
HUMANOS
Alunos, professores, funcionários, comunidade, coordenação e direção.

FINANCEIROS
Utilizaremos materiais já existentes na escola.


CRONOGRAMA
1ª a 4ª série 27/08/2007 (segunda-feira)
Serão desenvolvidas atividades com as 3ª e 4ª séries. Em cada sala, os alunos formarão grupos de 4 pessoas. Cada grupo confeccionará um cartaz sobre a lenda que foi trabalhada em sala de aula. Após feitos todos os cartazes, o professor escolherá apenas um cartaz que irá representar aquela classe na competição. Serão montados grupos em cada classe para a competição de provérbios e trava-línguas. Na competição, vencerá o grupo que melhor representar a lenda desenvolvida. No provérbio, vencerá aquele que completar o provérbio sem errar, e no trava-língua vence aquele que falar rapidinho sem gaguejar ou errar.
28/08/2007 (terça-feira) – Serão desenvolvidas as mesmas atividades descritas acima, só que com os alunos de 1ª e 2ª séries.
29/08/2007 (quarta-feira) – Serão realizadas competições na quadra com os alunos de 3ª e 4ª séries, com as seguintes brincadeiras: corrida do saco, corrida da batata na colher, dança das cadeiras, cabo de guerra, peteca, duro ou mole, competição de bexigas, perguntas e respostas, corrida de três pés, entre outras. fotos
30/08/2007 (quinta-feira) – Serão desenvolvidas as mesmas atividades descritas acima, só que com os alunos de 1ª e 2ª séries.
31/08/2007 (sexta-feira) – Encerramento do projeto com desfile dos melhores trabalhos desenvolvidos, desfile de pipas, apresentações de danças folclóricas e dramatização de lendas. Fotos
5ª a 8ª série -Ensino Regular
e EJA- Ensino Fundamental e Ensino Médio-( Fotos )

Serão desenvolvidas atividades com todas as salas de 5ª e 8ª séries.
27 e 28/08/2007 Confecção de cartazes sobre lendas, leitura de provérbios, trava-línguas, frases de pára-choque de caminhão.
29/08/2007 Escolha do melhor cartaz de cada sala, para representá-la no concurso final. Fotos
30/08/2007 Serão realizadas competições na quadra com os alunos de 5ª à 8ª séries, com as seguintes brincadeiras: corrida do saco, corrida da batata na colher, dança das cadeiras, queimada, cabo de guerra, peteca, duro ou mole, varal de bolacha, montagem de quebra-cabeças, competição de bexigas, perguntas e respostas, entre outras.
31/08/2007 (sexta-feira) Encerramento do projeto com desfile dos melhores trabalhos desenvolvidos, desfile de pipas, apresentações de danças folclóricas e dramatização de lendas.


AVALIAÇÃOA avaliação será contínua, desde o início do projeto até o seu término. Serão avaliados os seguintes itens: participação, organização criatividade desempenho, apresentação, trabalho em equipe.
ATIVIDADES PERMANENTES
Serão desenvolvidas durante todo o ano letivo, associadas ao conteúdo específico, brincadeiras populares e brincadeiras de roda, para melhor inseri-las na realidade de nosso alunado.

0 comentários:

Postar um comentário