domingo, 5 de dezembro de 2010

Avaliação Institucional mostra visão de alunos e professores


Nove entre dez especialistas defendem que avaliar os docentes dentro de um processo institucional é fundamental para o aprimoramento da relação professor/aluno e o desenvolvimento de melhores práticas em sala de aula. Na primeira vez que a idéia é apresentada aos docentes, porém, difícil é encontrar alguém que a receba de braços abertos, e mais, sem questionar a razão pela qual a instituição decidiu "supervisionar" o seu trabalho. Os questionamentos vão desde o potencial crítico e maduro dos estudantes em fazer uma avaliação eficaz, até o destino das informações sobre a performance dos mestres em sala de aula. O temor tem razão de ser, afinal, ninguém quer ser perseguido pelos resultados de um questionário. No entanto, vale destacar que mais do que levantar desconfiança, a avaliação pode ser um instrumento muito valioso para o próprio professor. A gente percebe que, no primeiro ano, os estudantes avaliam o comportamento amigável do professor e até o jeito que ele se veste. Com o tempo, começam a perceber seu papel como avaliadores e mudam seus critérios. Quando a avaliação é aplicada com eficiência, ou seja, explicando para os alunos a sua necessidade e fazendo a avaliação optativa e não obrigatória, por mais que a adesão seja baixa, os resultados tendem a ser mais interessantes.
Mais benefícios para você, professor
Além da insegurança quanto ao bom-senso dos jovens na hora de avaliar, também pesa para o professor o que, de fato, será feito com os dados da avaliação. Há o medo de repreensão por parte da coordenação da escola, de achar que após um resultado negativo suas aulas passarão a ser monitoradas ou, ainda pior, que o resultado de sua avaliação seja divulgado para os colegas. Os coordenadores do processo, por sua vez, garantem que a finalidade do instrumento está longe de servir como método repressor ou para fazer ranking de docentes, postura considera antiética pelos educadores. O objetivo é monitorar o aprendizado a fim de oferecer um ensino cada vez melhor para os estudantes e, também, ajudar os professores com suas deficiências. A finalidade é ajudar professores a identificar as deficiências em sua prática pedagógica e criar estratégias para melhorá-las em sala de aula. O objetivo da avaliação dos docentes é servir de instrumento para o aprimoramento dos docentes. E contar com um departamento de apoio pedagógico que discute com os docentes os resultados alcançados e, se necessário, acompanhar suas aulas para identificar as deficiências do professor. A avaliação não se limita ao que os alunos apontam, mas procurar uma segunda opinião,tal orientação pode partir por uma decisão do departamento pedagógico, como também ser solicitada pelo próprio professor. O objetivo é ver como ele pode melhorar uma determinada prática em relação a uma turma específica. "As turmas têm perfis diferentes, por isso, não se trata de uma punição para o professor, mas uma adaptação de metodologia," a eficácia do modelo de avaliação dos docentes por parte dos alunos ainda é muito discutida, por isso, não há adesão em algumas instituições. O principal motivo da polêmica é, novamente, a questão da maturidade dos jovens. "Em geral, os estudantes não têm consciência do que é importante para seu aprendizado. Na hora de avaliar o professor, acabam atribuindo melhores notas ao que é mais amigável e não ao professor que, de fato, produz uma transformação no seu conhecimento. Assim, tal participação é muito criticada". Existem dois modelos de avaliação de docentes aplicados no exterior, Estados Unidos e Inglaterra, respectivamente, que estão mais próximos de ajudar no processo de ensino/aprendizagem e, ainda, criar subsídios para que os professos possam aprimorar suas práticas pedagógicas. "Nos Estados Unidos, por exemplo, há instituições em que a avaliação é feita anualmente do início ao fim do curso, mas só após seu término os dados são divulgados para os professores junto a uma análise para implementar mudanças e melhorias nas disciplinas. Dessa forma, creio que seja possível fazer uma análise mais criteriosa dos dados". Já, na Inglaterra, professores são convidados para assistir as aulas dos docentes e tecer comentários sobre o que acreditam ser práticas eficientes e inovadoras. “A opinião de outros docentes, especialistas em variados modelos pedagógicos tendem a ser mais eficientes do que resultados pontuais e dispersos por parte dos alunos”.


Por Karmem Amambahy

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